Escassez de Talentos: Como superar?

Saiba como a escassez de talentos prejudica a cibersegurança das empresas e entenda como a VIVA Security pode ajudar a superar esse desafio.

O atual cenário de profissionais de cibersegurança

De acordo com um relatório da (ISC)², organização global de segurança cibernética, o Brasil tem um déficit de quase 200 mil profissionais de segurança digital. Esse déficit é significativo e pode ter consequências graves para a segurança das empresas e organizações governamentais do país.

O gap global de mão de obra qualificada na área segurança cibernética aumentou 26,2% em 2022, na comparação com 2021, elevando em 3,4 milhões o número de profissionais necessários para proteger ativos de forma eficaz, de acordo com o Cybersecurity Workforce Study feito pela (ISC)².

A necessidade de equipes extras de segurança cibernética, além da escassez de profissionais qualificados, está colocando as organizações em risco significativo. Mais de dois terços (70%) dos entrevistados relataram que sua organização não possui funcionários de segurança cibernética suficientes, com mais da metade argumentando que o déficit de pessoal coloca as operações em risco ‘moderado’ ou ‘extremo’ de um ataque cibernético.

Quais sãos os impactos e riscos?

A Fortinet®, líder global em soluções de segurança cibernética amplas, integradas e automatizadas, divulgou o Relatório de Lacunas de Habilidades em Segurança Cibernética de 2022.

O relatório descobriu ainda que, na América Latina, 64% dos líderes admitem que sua organização enfrenta dificuldades de recrutamento e 48% enfrenta dificuldades para reter talentos. Os cargos apontados como mais difíceis de se contratar estão os de especialistas em segurança em nuvem (com 40%) e os analistas de SOC e de DevSecOps (empatados com 37%).

As empresas estão tendo dificuldade em reter talentos tecnológicos no momento, mas a necessidade de medidas rígidas de cibersegurança é mais importante do que nunca, o que cria um ambiente em que as organizações precisam fazer mais com menos para manter suas redes seguras.

Os profissionais brasileiros pretendem prestar mais atenção ao abordar os riscos mais pertinentes enfrentados por sua organização, incluindo:

  • 96% dos profissionais priorizam o gerenciamento de vulnerabilidade baseado em risco.
  • 94% dos líderes de cibersegurança estão priorizando a automação da detecção e resposta diante de ameaças.
  • 92% priorizam a integração e automação de recursos de TI com tecnologias novas e existentes.
  • 92% pretendem implementar ou ampliar os recursos de busca por ameaças.
  • 92% objetivam unificar a visibilidade de ameaças em todos os ativos (IoT, contêineres de nuvem, servidores, etc.).
  • 91% têm como alta prioridade identificar ativos comprometidos dentro da rede.

Como a VIVA Security pode ajudar a superar a escassez de talentos em cibersegurança na sua empresa?

VIVA Security tem como uma de suas missões a democratização da cibersegurança. Unimos profissionais qualificados com as mais novas tecnologias em segurança cibernética para oferecer o que há de mais moderno em segurança digital às empresas.

A automação de funções em combinação com a Inteligência Artificial ajudam a suprir uma parte dessa escassez de profissionais de cibersegurança nas empresas.

Prova disso são o nosso Smart SOC e o Cymulate, duas soluções que ajudam as empresas a garantir sua segurança digital e permitem aos CIOs e CISOs terem uma visão holística de toda a situação da segurança de suas empresas, permitindo melhores decisões tanto do ponto de vista de TI como nos negócios.

Solucione agora seu problema de escassez de talentos

Utilize o formulário desta página para descrever em detalhes o seu problema atual com a falta de profissionais de TI e entenda melhor como a VIVA Security pode suprir essa lacuna e ajudar você a superar grandes desafios em cibersegurança.